A Irlanda é um dos destinos mais atraentes para o intercâmbio! Facilidade de visto, acesso à trabalho, qualidade de vida são só alguns exemplos.

A Irlanda já é hoje um dos destinos mais procurados por brasileiros para estudar no exterior, principalmente para maiores de idade procurando opções de Trabalho e Estudo de inglês ou fazer sua graduação ou especialização. Normalmente, muita gente começa a sua pesquisa pensando em intercâmbio de 1 ano nos EUA, Canadá e Inglaterra, mas não demora para perceber os motivos porque fazer intercâmbio na Irlanda é a melhor opção!

# 1 – Preço do intercâmbio na Irlanda

Os valores dos cursos na Irlanda são normalmente os mais baratos que você vai encontrar na Europa, principalmente para os cursos de longa duração que dão direito a trabalho. Com um investimento de pouco mais de R$ 10.000 você tem direito de trabalhar e estudar no país por 8 meses.

Para quem vai fazer cursos menores os preços também são atraentes.

Confira aqui para ver as opções!

# 2 – Acesso à trabalho (para os cursos de maior duração)

São poucos os países que dão direito a trabalhar para quem quer estudar inglês, e a Irlanda é um deles. Além disso, quem faz graduação ou especialização no país, também pode trabalhar, com uma condição adicional: ao terminar o curso, você terá um visto (Stamp 1G) que te permite trabalhar full-time no país. É um incentivo que o governo irlandês dá para profissionais capacitados e acaba sendo um excelente caminho também para quem ficar de vez no país!

O Visto de acesso a trabalho e estudo é Stamp 2G, que permite trabalhar 20 horas / semana durante as aulas e 40 horas / semana durante as férias.

# 3 – Poder de Compra e Custo de Vida

O custo de vida na Irlanda é super acessível para quem trabalha por lá. Um intercambista trabalhando part-time, com o salário mínimo, ganha entre 700 e 900 euros. E isso é mais do que suficiente para se manter em Dublin, Cork, Galway ou outra cidade do país.

Ou seja, apesar da Irlanda ser um dos países mais caros na Europa, o seu poder de compra lá é excelente, permitindo ter acesso a lazer e até viagens internacionais durante seu intercâmbio.

# 4 – Facilidade na obtenção do Visto

Quase todos países exigem visto para estudos, mesmo para cursos de curta duração. Na Irlanda, em cursos de até 90 dias, não é necessário visto. Além disso, os cursos de longa duração e de trabalho e estudo também são super simples.

É praticamente chegar e entrar!

Tudo que você precisa é a documentação e o valor de 300 euros para emissão e todo processo acontece quando você já está na Irlanda. Para terminar, a taxa de rejeição é minúscula, pois basta ter sua documentação em dia 🙂

Veja todos tipos de visto na Irlanda!

# 5 – Viagem para outros países da Europa

Além da proximidade com toda a Europa, é possível fazer viagens rápidas nos fins de semana aproveitando promoções da Ryanair com passagens a menos de 50 euros! Muita gente também aproveita o fim do intercâmbio para fazer um mochilão pela Europa.

# 6 – Facilidade em conseguir emprego

Mais de 80% dos brasileiros que chegam à Irlanda com visto de Trabalho e Estudo conseguem um emprego ainda nos três primeiros meses, mesmo aqueles que falam pouquíssimo inglês. Os trabalhos disponíveis são diversos e a maioria trabalha como garçom, atendente, entregador de jornal etc , mas muitos conseguem um emprego na área, principalmente os mais profissionais mais experientes e com melhor nível de inglês.

Ah… vale dizer que conseguir um emprego na Irlanda é 20x mais fácil que no Brasil, mesmo em tempos de crise!

Molly Malone um dos simbolos da cidade de Dublin, Irlanda - Foto Pixabay
Molly Malone um dos simbolos da cidade de Dublin, Irlanda – Foto Pixabay

# 7 – População hospitaleira

Ao contrário de outros países na Europa que tem fama de tratar mal imigrantes e intercambistas, a Irlanda recebe todos eles de braços abertos. O país com menos de 4 milhões de habitantes conta com a imigração para fazer a sua economia crescer, assim como tem o turismo estudantil como uma fonte importante fonte de receita.

Quem morou com irlandeses só teve boas experiências 🙂

# 8 – A comunidade brasileira na Irlanda

Se por um lado, o fato de ter muitos brasileiros é uma desvantagem (porque se fala muito português), por outro lado, é a certeza de que você nunca estará sozinho. A comunidade brasileira se ajuda de verdade, indicando para emprego, compartilhando comidas, lugar para dormir e mais!

Isso sem contar que se tem brasileiro, tem festa, cerveja e churrasco. 🙂

# 9 – Riqueza cultural

O St Patrick’s Day, que é festejado no mundo inteiro e tem a sua capital em Dublin é uma das festa mais importantes do mundo. Na Irlanda como um todo, você vai encontrar castelos lindos, museus, histórica viking e muito mais!

Assim como em toda a Europa, é possível ver a história simplesmente caminhando pelas ruas das cidades.

Quem quiser, ainda pode se arriscar a falar uma palavrinhas em Gaélico ou então aprender a tocar gaita de fole!

# 10 – Grande diversidade cultural

Além da própria riqueza cultural do país, o país recebe milhões de imigrantes e estudantes de vários países. Na escola, em qualquer roda de bar, festa na casa de alguém, trabalho você estará com pelo menos mais umas 2 ou 3 nacionalidades diferentes!

As trocas de experiências são incontáveis e incessantes 🙂

# 11 – Paisagens incríveis

Cliffs of Moher, Giants Causeway, Wicklow, Rings of Kerry…. aff é tanta paisagem de tirar o fôlego! Além disso, simplesmente passear pelas ruas de Galway, Dublin ou Kilkenny já são experiências de encher os olhos!

Se não for viajar pela Europa, pode ter certeza que a Irlanda não vai te decepcionar!

Cliffs of moher, região de Galway-Foto christal21, Pixabay
Cliffs of moher, região de Galway-Foto christal21, Pixabay

# 12 – Vida noturna divertida

Quem nunca ouviu falar na Temple Bar, a rua mais badalada de Dublin e da Irlanda?

O país inteiro tem a cultura dos pubs com muita cerveja, música boa ao vivo e descontração. Como já disse, o povo é muito hopitaleiro e depois da segunda pint de Guinness eles ficam ainda mais divertidos e acolhedores!

Apesar das baladas e pubs fecharem as 2:30 da manhã (por lei), elas também começam mais cedo e são gratuitas para entrar. E os brasileiros e outros estudantes sempre dão um jeito de esticar a festa na casa de alguém 🙂

Pequeno Pub em Ennis, interior da Irlanda - Foto Pixabay
Pequeno Pub em Ennis, interior da Irlanda – Foto Pixabay

# 13 – Aprender e praticar o inglês diariamente

Nada como sair da sala de aula e praticar tudo que aprendeu na mesma hora! Morando em um país de língua inglesa, você vai estudar e praticar inglês o tempo todo, tanto na sala de aula como na lanchonete, no parque ou no shopping centre!

# 14 – Mais qualidade nos estudos

Além da Irlanda ter um sistema de estudos de qualidade, ela vem cada vez mais aumentando a sexigência para escolas que dão direito a visto de estudante. Assim, você tem a certeza de que vai realmente mudar de patamar nos estudos, seja no inglês, seja em cursos de nível superior.

# 15 – Adeus calor! Alô Neve!

Para quem quer dar um tempo no calorão brasileiro, outro motivo porque fazer intercâmbio na Irlanda é o fato do país ter o clima ameno por quase todo o ano. Tem uma garoinha constante, é verdade, mas refresca a vida de quem se acostumou a viver nos 30 graus do Brasil.

Além disso, durante o inverno, ainda tem a chance aproveitar e conhecer como são os dias de neve. É uma paisagem única!

Ah… para fechar, pode ver algumas curiosidades sobre a Irlanda!

Descobriu porque fazer estudar na Irlanda?

Preencha o formulário abaixo e fale com diversas agências especialistas em Irlanda, receba várias cotações e destinos e prepare-se para embarcar!