Fase 4 da Reabertura da Irlanda – Liberou os Pubs, é festa?
A Fase 4 da Reabertura da Irlanda é dia 20 de Julho. Esta é a última fase do plano de retomada econômica e incluí regras para liberação de aeroportos e abertura de todos os pubs.
Atualização: Fase de Reabertura 4 foi adiada de 20/julho para 10/agosto e será analizado a cada 14 dias.
Mas, será que é motivo para comemorar? A partir de agora, tudo é festa?
A Fase 4 de Reabertura da Irlanda, como será?
Nesta que é considerada a “última” fase na Irlanda, a flexibilização realmente chega a um novo patamar:
- Aglomerações de 500 pessoas em ambientes abertos e de 100 pessoas em ambientes fechados
- Pubs, bares, cassinos poderão abrir
Ou seja, as principais atividades de entretenimento estarão disponíveis, como pequenos shows, cinemas, teatros, eventos em parques e assim por diante.
As maiores preocupações atuais
Ao mesmo tempo que o país está as vésperas da flexibilização quase completa, algumas preocupações aparecem.
Uma medida governamental que foi tomada logo no início no Brasil, chega somente agora na Irlanda, mas de maneira ainda mais forte: quem não usar máscaras no transporte público pode pagar multa de 2,500 euros ou até mesmo ser preso!
Do lado dos micro-empresários, os Pubs não parecem estar 100% seguros de que é o melhor momento para reabrir.
Quanto ao turismo, e a vida nos aeroportos, a preocupação é ainda maior. Enquanto se discute os parâmetros de uma lista verde de países que terão cidadãos autorizadas a entrar na Irlanda, também de discute os procedimentos para estes e outros viajantes:
- Serão testados todos os passageiros de outros países ou somente alguns, por amostragem? Será que é possível testar todos passageiros?
- Será exigida quarentena de 14 dias para todos?
Nos próximos dias, devemos ter a conclusão para algumas destas discussões, entretanto, uma coisas é certa: brasileiros querendo embarcar para a Irlanda ainda terão restrições, talvez totais, ou pelo menos exigência de testes e quarentena.
Status do Coronavírus na Irlanda
Todas estas discussões acontecem em meio à informações contraditórias, que estão fazendo todo mundo ficar mais confuso:
Os números de mortes por Covid-19 na Irlanda praticamente zeraram, ao mesmo tempo, a quantidade de casos cresceu na última semana, o que pode (ou não) ser um reflexo da flexibilização da Fase 3 na Irlanda, que aconteceu dia 29/junho.
Redução do Desemprego temporário na Irlanda
Economicamente, a Irlanda também voltando a respirar, mas sem tirar as mão da consciência e da preocupação.
Quando foi instituído o apoio aos desempregados durante a pandemia (o que ajudou também muitos brasileiros, inclusive estudantes), chegaram a ser registrados quase 600 mil beneficiados.
Nesta última semana, houve uma redução de mais de 60 pessoas dependendo do auxílio, reduzindo o total a 345 mil, uma baixa de 42% frente ao início do programa. Destas pessoas, quase 2/3 ainda recebem o valor semanal integral de 350 euros, enquanto quase 100 mil delas, já estão na limite mínimo do subsídio, por já estarem com alguma outra renda.
Felizmente, aos poucos, a Irlanda vai trazendo boas notícias e nos dando esperança de que as coisas logo voltarão 100% ao normal, pelo menos por lá 🙂