O que fazer em Cork, na Irlanda?
Se você procura o que fazer em Cork buscando uma cidade charmosa, com boas opções de turismo e diversidade de bares e restaurantes, está na cidade certa.
Primeiramente, Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, ficando apenas atrás da capital, Dublin.
Além disso, ela se localiza no Sul da Ilha da Esmeralda, no condado também chamado Cork.
A cidade possui um porto profundo, o que permite a chegada de navios de todos os lugares.
Isso explica o seu crescimento econômico, o que torna Cork um destino interessante para quem busca novas opções fora do Brasil.
Por último, Cork possui um charme único: ruas estreitas no estilo medieval, castelos, antigas destilarias de whiskey irlandês… Tudo isso faz parte do que a cidade tem para oferecer a seus turistas.
Quer conhecer mais sobre esse destino? Confira nesse artigo as 7 opções de turismo em Cork que preparamos para você!
#1 – The English Market
O English Market é um mercado estilo feira situado no coração de Cork.
Em primeiro plano, o mercado possui uma arquitetura muito bela, com várias abóbodas e colunas elegantes.
Além disso, sua origem remonta a tempos antigos: surgiu pela primeira vez no reinado de James I, em 1610, e iniciou suas atividades oficialmente em 1788.
Sendo assim, o English Market é um dos mercados mais antigos da Europa, anterior até mesmo ao La Boquería, de Barcelona.
Portanto, se você procura o que fazer em Cork, o English Market precisa estar no seu roteiro. O mercado é muito frequentado até mesmo pelos próprios moradores, que o consideram um ponto turístico imperdível.
#2 – St. Anne’s Church
Assim como em toda a Europa, na Irlanda as igrejas também são edifícios impressionantes.
A St. Anne’s Church é uma igreja cuja construção data de meados do século XVIII. Hoje, a igreja se mantém como um respeitável monumento da cidade, muito frequentado também pelos moradores.
Uma curiosidade é que no topo da torre da St. Anne’s Church fica um salmão. Sim, o peixe. Como os próprios moradores dizem: “para achar a St. Anne’s Church basta procurar pelo salmão dourado!”.
Por fim, os visitantes podem subir os 30 metros até o topo da torre e ver de perto o funcionamento do relógio, além de vislumbrar uma vista incrível da cidade de Cork.
Para visitar o interior da igreja não há nenhuma taxa, mas quem deseja subir a torre deve pagar uma entrada de aproximadamente 5 euros.
#3 – Castelo de Blarney
Para quem procura o que fazer em Cork, o Castelo de Blarney é um ponto turístico que não pode ficar para trás.
Em primeiro lugar, ele é um dos castelos mais visitados de toda a Irlanda.
Situado a cerca de 8 km do centro de Cork, o ponto turístico pode ser acessado por meio do sistema de transporte público da cidade, bastando pegar o ônibus 215 e descer em Blarney Village.
Além disso, a fama do castelo se deve a um fato curioso: nele se localiza a chamada pedra da eloquência.
Diz a lenda que, ao beijar a famosa pedra, você adquire o dom da eloquência, isto é – da boa lábia.
Seja como for, o fato é que o Castelo de Blarney é um dos monumentos mais clássicos da Irlanda, e certamente não pode ficar de fora do seu roteiro.
#4 – Blackrock Castle
Outro monumento medieval que Cork reserva a seus visitantes é o Blackrock Castle.
Primeiramente, o castelo tem suas origens no século XV, em meio a Idade Média. Hoje, ele funciona como um observatório integrante de um projeto científico.
O Blackrock Castle se situa ainda mais próximo ao centro de Cork: em uma caminhada de apenas 1,5 km já é possível chegar até o castelo.
Ainda mais, o castelo se localiza às margens do rio Lee, o que proporciona uma vista incrível.
#5 – Museu da manteiga
Em primeiro lugar, a manteiga foi produto importantíssimo para a economia irlandesa.
Inclusive, a cidade de Cork teve tanta participação nisso que ela chegou a ser a maior exportadora de manteiga do mundo.
Portanto, se você está procurando o que fazer em Cork, saiba que existe um museu inteiro dedicado a este produto tão importante para os irlandeses.
O museu da manteiga se localiza na zona histórica de Cork, ao lado da St. Anne’s Church, e conta a história do produto, descrevendo sua fabricação no passado e a sua importância para o desenvolvimento da Irlanda.
#6 – University College Cork
Para os viajantes universitários que pretendem visitar ou morar em Cork, a UCC (University College Cork) é um destino interessante de ser visitado.
Fundada em 1845, a UCC é uma das principais universidades da Irlanda.
Além disso, seu campus possui um observatório – que abriga alguns dos mais antigos telescópios do país -, uma biblioteca e uma igreja aberta ao público.
Por fim, a universidade oferece visitas guiadas pelos principais pontos do campus, das 9h às 17h de segunda à sexta, e sábado das 12h às 17h.
#7 – Fábrica de whiskey em Midleton – Jameson Distillery
Por último, se você procura o que fazer em Cork tendo em mente uma das bebidas mais tradicionais da Irlanda, a destilaria da Jameson não pode ficar de fora do seu roteiro.
Em primeiro plano, a Jameson é uma das marcas de whiskey mais famosas e tradicionais de toda a Irlanda, além de ser o whiskey irlandês mais vendido do mundo.
Fundada em 1780, a destilaria faz parte da história irlandesa – sobretudo para aqueles que residem em Cork.
Entretanto, mesmo para quem não bebe a visita é interessante: as próprias construções e os belos edifícios da marca já fazem o deslocamento valer a pena.
A Jameson Distillery fica um pouco mais distante do que os demais pontos turísticos: ela é situada na cidade de Midleton, a 23 km do centro de Cork – cerca de 30 minutos de ônibus ou trem.
Por fim, no tour pela destilaria se pode conhecer mais sobre o processo de fabricação do whiskey, a fábrica e, ainda, terminar o tour com uma deliciosa degustação.