Veja 10 curiosidades sobre Cork, uma das principais cidades universitárias na Irlanda. E a segundo maior cidade irlandesa. 

Após conferir essas curiosidades sobre Cork não deixe de conferir nossa calculadora de intercâmbio na Irlanda. 

1 – Tamanho de Cork 

Cork é a segunda maior cidade da Irlanda, possui cerca de 120 mil habitantes. Com relação à infraestrutura é uma das melhores possuiu: 

  • Restaurantes 
  • Bares 
  • Pubs irlandeses 
  • Clubes 
  • Shoppings 
  • Universidades renomadas 
  • Facilidade para transporte urbano 

A cidade tem um clima aconchegante, Cork é considerada uma cidade estudantil.

Pois, atrai universitários de todo mundo na University College Cork, uma das mais conhecidas na Irlanda. 

2- Vinkings 

Há quase 4 mil anos, Cork recebeu o primeiro ataque dos Vinkings, isso aconteceu em 1820.  

Curiosidades sobre Cork

Existem vários artefatos dos Vikings entre os anos de 1947 a 1952. Essas relíquias foram encontradas no final do século 20 por pesquisadores. Mas é possível ter um deslumbre da passagem dos vikings pela cidade de Cork. 

3 – Origem do Nome 

Cork significa lugar pantanoso, vem do termo corcachCorcach é uma palavra irlandesa para “lugar pantanoso”. O termo remete a Rio Lee, um rio na Irlanda que nasce nas montanhas de Shehy, no condado de Cork. O Rio Lee desagua na cidade de Cork no mar Céltico. 

É possível que você visite o Rio Lee, afinal é uma bela paisagem da Irlanda. É possível chegar de trem, ônibus e carro.

Existe uma programação especial para visitar o Rio Lee, por isso não deixe de ver se você for a Cork. 

4 – Arquitetura medieval 

Cork tem uma arquitetura medieval. Existem vários castelos medievais espalhados na Irlanda, estimamos que tenha 400 castelos.

Alguns estão em ruínas e outros inteiros, então é possível visitar alguns que ficam próximos a Cork. Como, por exemplo: Blarney Castle a 8 km de Cork. 

5 – Cidade para jovens 

Apesar de ser uma cidade antiga e remeter a um ar medieval. Cork é uma cidade jovial por causa dos universitários. Ela é bastante agitada. Também é uma referência de diversidade cultural.

Pois, recebe turistas e estudantes no mundo inteiro. Geralmente as pessoas vão até Cork para fazer intercâmbio. 

Outro ponto a se considerar sobre Cork e a juventude é os famosos pubs irlandeses. É comum as pessoas se encontrarem para tomar cerveja.

Fatos sobre Cork

A cerveja é tomada em copos de 500 ml, esses copos são chamados de pint. Um copo pint de cerveja irlandesa é muito cultural nos pubs e bares irlandeses.  

Por isso se você gosta de cerveja, não deixe de experimentar no famoso pint de cerveja irlandês. 

4 – Cidades para morar na Irlanda  

Cork é uma cidade ideal para os universitários morarem, é tranquila e segura. Geralmente as pessoas conseguem se locomover bem rápido de um ponto para o outro.

Sendo que o transporte público de Cork é excelente, padrão ouro. Mas, é possível que você consiga caminhar pelas ruas de Cork. Pois, todos os lugares de Cork são planejados para serem acessíveis.  

A maioria das pessoas que estão em Cork, vieram para morar e estudar na Irlanda. Essa é uma cidade segura e tranquila. Bem diferente da realidade de alguns pontos no Brasil. Para quem busca tranquilidade Cork é uma opção. 

5 – Cultura nas ruas

Cork é uma cidade cultural, por isso é possível encontrar muitas pessoas fazendo arte pelas ruas.

O trabalho artístico nas ruas é comum, por exemplo: você ver os artistas tocando a troco de algumas moedas. Isso é bem comum em Cork. 

6 – Custo de vida  

Em média uma pessoa gasta 800 euros por mês em Cork. Mas é claro que isso depende dos objetivos e do estilo de vida da pessoa, mas o custo de vida mensal é de 800 reais. Podem existir opções mais baratas se você dividir a moradia ou se hospedar na casa de alguém. 

Desse modo, escolher compartilhar os custos da moradia com mais pessoas pode tornar o custo de vida em Cork ainda mais econômico.

Exemplo: existem moradias com 5 pessoas e 6 pessoas para dividir. Mas também existem moradias individuais. 

7 – Clima de Cork 

O inverno em Cork pode ser uma dificuldade para a maioria dos intercambistas. Digamos que se pode ser um ponto negativo, se você não gostar de frio.

Também tem muita chuva em Cork, a média de temperatura em dezembro é de 10 °C na máxima e 5 °C na mínima.  No verão Cork é agradável, mas pode ficar nublado a maioria das vezes. O inverno tende a ser mais longo. 

Uma das melhores épocas para visitar Cork seria no verão. O verão em Cork é no mês de: maio, junho e julho. A temperatura no verão não passa de 25 °C.  

Outro ponto a se considerar sobre o clima são as chuvas, o clima chuvoso pode ser constante em Cork. E quanto mais chuva, mais o clima fica frio.  

 8 – Castelos de Cork (Black Castle)

O Black Castle é um dos mais famosos castelos de Cork.  O castelo fica 1,1 km do centro.  É um dos principais pontos turísticos dentro de Cork, existem hotéis perto do castelo.

Curiosidades sobre Cork

O mais perto é o: Kilmantin House Bed & Breakfast, fica a 400 metros do castelo. 

Dentro do Castelo está o museu internacional dos vinhos. Para quem gosta de vinhos, vale a pena ir até o castelo de Black Hawk. 

9 – Museu da manteiga  

O Museu da Manteiga em Cork é simples. Chega a ser estranho pensar que existe um museu para falar de manteiga. Porém, o museu conta a história da exportação da manteiga irlandesa no mundo. 

Eles descrevem totalmente como aconteceu a fabricação artesanal no passado e como a manteiga foi importante para o desenvolvimento econômico do país. Existem marcas importantes de manteiga na Irlanda a principal delas é: Kerrygold 

10 – Universidade College Cork 

Uma das melhores universidades da Irlanda está em Cork. Uma das curiosidades sobre Cork é que dentro da Universidade College, existem: 

  • Igreja aberta ao público 
  • Campos observatório 
  • Museu de pedras 

Geralmente profissionais de tecnologia da informação (TI) vão estudar em Cork, afinal a indústria de TI é fomentada em Cork.  

Curiosidades sobre Cork

Por fim, essas foram as 10 curiosidades sobre Cork. Se você quiser saber mais sobre intercâmbios na Irlanda, veja os demais posts do nosso blog.

Não deixe de fazer uma simulação de intercâmbio na Irlanda clicando aqui. 

Pronto para embarcar para Irlanda? Preencha o formulário abaixo e fale com as melhores agências de intercâmbio para a Irlanda.

Categorias: Curiosidades

Thays Ladler

Especializada em SEO e na produção de conteúdo para sites e blogs. Amo escrever sobre viagens! Veja mais textos no eunairlanda.com.br